

Também durante a série fomos apresentados à excelentes médicos heróicos e austeros como o Dr. McCoy, que fazia o impossível para salvar seus pacientes sejam da Federação ou alienígenas inimigos, como a alienígena horta (criatura a base de silício) ou o Chanceler Klingon (Star Trek 6 - The Undiscovered Country).
A série Voyager trouxe uma inovação tecnológica com a utilização de um doutor holográfico (HME - Holograma Médico de Emergência), que depois de substituir o médico morto, teve que ir além de sua programação e criar novos procedimentos médicos, salvar diversos tripulantes e entre eles a ex-Borg Seven of Nine, e virou um faz tudo na nave perdida no quadrante Delta, até a salvando em algumas ocasiões.
Médicos terráqueos começaram a estudar exobiologia, tratando e curando outras raças alienígenas. A maior expectativa de vida aliada a uma visão maior do universo devido à exploração conduzida por naves da Frota Estelar, ajudou a moldar uma atitude na Terra com ênfase em não-interferência e igualdade em tratamento para qualquer forma de vida. O preconceito antigo contra o desconhecido foi eliminado a duras custas e conquistado o respeito a diversidade de povos e raças em grande parte por iniciativa da Federação. A manutenção a ampliação das antigas tradições, tais como o Juramento de Hipocrates, pode ser estendido ao Corpo Médico da Frota Estelar contribuindo para a Federação aliviar sofrimentos e oferecer ajuda para mundos tomados pela violência e doenças.
Os procedimentos médicos no 24º século, e principalmente as cirurgias, avançaram para se tornarem menos traumáticos e invasíveis possíveis, utilizando Exo-Bisturis Esterilizados e Separadores Sônicos para fazer incisões sem depender somente das mãos dos cirurgiões. As Ondas Alfa e Delta e os Indutores Somáticos são utilizados como anestésicos padrões nos pacientes não produzindo os efeitos colaterais adversos. Várias cirurgias podem ser feitas evitando a abertura completa do corpo do paciente. Equipamentos médicos usam campos de força e aceleradores regenerativos para curar pequenas feridas rapidamente. Para casos que requerem grande precisão, podem ser injetados nano-cirurgiões que são Robôs Médicos de tamanho microscópicos na circulação sangüínea do paciente e podem ser controlados pelo médico através de um computador.A MEDICINA DE HOJE
O aparelho usa emissões de ultra-som de alta intensidade para localizar e reparar possíveis perfurações nos pulmões de pacientes. Atualmente, esse tipo de lesão interna, muito comum em vítimas de acidentes automobilísticos, não pode ser solucionado sem intervenção cirúrgica. O artigo publicado no site diz que os físicos ainda estão céticos sobre como o tricorder funcionará na prática, já que o pulmão é um conjunto de cavidades para a passagem do ar, e o ar bloqueia a transmissão do ultra-som. Mas experiências recentes mostram que a terapia de ultra-som conseguiu curar a superfície do pulmão, onde as lesões costumam ocorrer.
Outro tricorder desenvolvido anteriormente, já é capaz de medir pressão sangüínea, temperatura, nível de oxigênio e açúcar no sangue, além de fazer um eletrocardiograma completo, está sendo desenvolvido com o objetivo de atender, a baixo custo, pacientes de comunidades pobres ao redor do mundo.
Guilherme Radin e Alm. MDaniel Landman
Alm. MDaniel Landman - USS Venture NCC 71854


0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial